sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aula de ciências diferente

   
   Lavar as mãos é um ato muito saudável, nós professores temos a responsabilidade não só de ensinar, mas de formar cidadãos. Porque não adaptar conceitos de saúde pública nos planejamentos e no dia a dia do trabalho com os alunos? 
    Alguns conteúdos mais simples, podem ser incorporados, ou adaptados para uma linguagem que eles entendam. Tomando cuidado para não empobrecer o conteúdo, acabando com a ideia de proporcionar novas experiências as nossos alunos. Para te guiar, vou lhe apresentar algumas conceitos facilmente adaptáveis para qualquer idade, no âmbito da saúde pública. 

Vacinação
   "As vacinas sãos são substâncias, como proteínastoxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune"


Adaptado:
    As vacinas sãos substâncias, feitas com seres vivos pequeninhos e quando colocam dentro de nós, provocam uma mudança dentro do nosso corpo, que vai nos proteger e evitar que fiquemos doentes.
     
 É bem assim que funciona, para o assunto, não ficar complexo para o primeiro ciclo do ensino fundamental, deve-se adaptar as metodologias e as didáticas, que melhor se aplicam para sua turma.


Lavar as mãos
    Há 140 anos, em 13 de maio de 1847, o médico húngaro Ignaz Semmelweis, com o simples ato de lavar as mãos com solução cloradda antes de entrar em contado direto com os pacientes, demostrou a importância dessa medida na profilaxia da infecção  hospitalar, já que a mesma propiciou diminuição sensível dos casos de febre puerperal, até doenças com a tão temida, influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína.
      As seguir eu esquematizei de forma prática e objetiva a forma correta de lavar as mãos:




     É muito importante um cidadão saber essas informações desde cedo, para aprender a cultivar um mundo melhor. Pode também utilizar outras temas, que favorecem a cidadania além da saúde pública, como a importância da limpeza na escola, na sala de aula e até trazer a faxineira para fazer um bate papo com os alunos, ou uma outra atividade como reciclagem, que envolve o assunto da proteção do meio ambiente. 

    Aí sim teremos um planejamento e um plano de aula eficiente, porque além de incorporar cidadania, proteção ao meio ambiente e saúde pública, estamos ensinado as crianças a valorizar a si próprio e as outras pessoas. Sem falar que tem muitos livros diádicos do ensino fundamental, com ótimas sugestões. Espero ter ajudado, incentivando, você pai na educação do seu filho, ou  você professor a ensinar de forma mais criativa, um grande abraço e BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário