segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mês de outubro, Dia das Crianças!



    Ah! Mês de outubro, Dia das Crianças, nos dão muito trabalho e até nos tiram do sério em alguns momentos, mas merecem ser homenageados neste mês, tanto pelos os pais, tanto pelos professores. Vou compartilhar algumas ideias, quem sabe uma, te desperte a coloca-la em prática na sua escola. 

LEMBRANCINHAS
     O predileto dos pequenos, as lembrancinhas para as crianças podem ser planejadas para que agradem e ao mesmo tempo tenham um custo pequeno para os pais ou para os professores, em algumas escolas a coordenação manda um aviso para os pais, pedindo uma pequena contribuição, que dependendo pode variar de R$ 1,00 a R$ 5,00. 

    Claro que essas escolas são particulares, nas públicas a outros meios como uma solicitação por escrito (requerimento) a prefeitura, ONG ou algum órgão representativo das escolas estaduais de ensino, pedindo os materiais necessários a realização do projeto em sala de aula.
    
      Outros formas seria a obtenção de patrocínio com entidades privadas, empresas, desde de micros até de médio porte, que querem deixar seu mome no mercado de forma positiva. A seguir algumas sugestões: 


 



LEMBRANCINHAS AMBIENTALMENTE CORRETAS
Com sobra de pano e um pedacinho de bambu...

Com embalagem de iogurte e tampas de refrigerante e de detergente

Com latinhas de comida...


SOBREMESAS

Pirulitos de Chocolate


Primeiramente os ingredientes:
Para 30 pirulitos (mais ou menos)

  • 01 pacote de bolacha maria de sua preferência;
  • 01 lata de leite condensado;
  • 02 colheres de chocolate em pó;
  • 01 kg de chocolate para banhar;
  • Palitos de sorvete;
  • Saquinhos de celofane e fitas decorativas.

Primeiramente, separe as bolachas maria, de 02 em duas.

Com o leite condensado e o chocolate em pó, faça um brigadeiro em fogo baixo. Não precisa ficar em ponto de brigadeiro, um pouco mais mole é o ideal.

Após esfriar o brigadeiro, recheie cada bolacha, coloque o palito no meio e coloque a outra bolacha, apertando para nivelar os lados.

Dica: Nessa parte é importante preencher do lado da bolacha, para que não fique nenhum buraquinhos sem o recheio.

Depois de todas as bolachas recheadas, arrume elas num tabuleiro e vamos derreter o chocolate.

Trabalhar com chocolate não é nada fácil, ja me aborreci bastante, e agora entendo pouca coisa, mas sinceramente tem que ter muito amor viu, porque ele tem umas "frescurinhas" que se não evitadas, acabam com sua felicidade.

Dê preferência em derreter o chocolate no micro-ondas, pois a porcentagem de erro é bem menor.

Derretendo o chocolate no micro-ondas: Pique o chocolate, coloque num refratário de vidro. Coloque a potência do seu micro-ondas no médio (50%), e ajuste para um minuto. Logo após esse tempo, mexa o chocolate e coloque mais um minuto. Geralmente o chocolate não derrete todo de vez, se ainda estiver com pedaços grande e maciços, ponha mais 40 segundos, se estiver mole, mas com alguns pedacinhos  mexa ligeiramente que ele logo estará homogêneo.

Derretendo o chocolate no banho-maria: Esse processo de derretimento é um pouco mais demorado e temos que tomar mais precauções. O refratário que será utilizado para o chocolate, deverá ser alto a largo o suficiente para que o "vapor" da água do banho-maria não chegue nem perto do chocolate, senão o mesmo não derreterá perfeitamente, ficando com a aparência de uma massa. Coloque o chocolate picado no refratário, e coloque o refratário na penela com água. Acenda o fogo baixo. Assim que a água começar a ferver de leve, apague o fogo e mexa o chocolate. Quando estiver quase derretido, tire imediatamente o refratário com o chocolate de cima da panela com água, para que o chocolate não "queime" e endureça.

Pronto, após o derretimento, começaremos a banhar os pirulitos já recheados.



01- Já recheados / 02- Sendo banhados / 03/04-Recebendo decoração.

Antes, arrume uma forma de bolo, ou pratos grandes, e coloque papel manteiga em cima, para a secagem do chocolate. Banhe os pirulitos com o auxílio de uma colher, dê leves batidinhas na borda do refratário e coloque para secar em cima do papel vegetal. Se for decorar com confeitos coloridos, essa é a hora. Se for fazer uma decoração com glacê (para nomes), pode fazer quando o chocolate endurecer.

Pronto, coloque na geladeira por uns 03 minutos para secar mais rápido, deixe esfriar um pouco e já pode embalar com saquinhos decorados e fitinhas. Espero que tenha ajudado, pelo menos a te inspirar, um grande abraço e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário