sábado, 22 de setembro de 2012

Por uma escola mais justa e democrática com a ajuda da PL267/11


  

    No início, quando se falava em ensino, a palavra mestre era disciplina, os alunos deveriam só aprender, e não participar do processo ensino aprendizagem. No passar do tempo, com a evolução das comunidades e da sociedade. Foram surgindo movimentos sociais e filosóficos, que terminam por influenciar as práticas pedagógicas e mudar tanto a educação, quanto o ensino, tornando mais participa e demográfica a relação professor-aluno e agora recentemente surgi novas tendências, com o objetivo de humanizar e profissionalizar a sala de aula de forma mais dinâmica e envolvente.
   
    Mas para cumprir estes objetivos deve-se melhorar a qualidade do ensino e, sobretudo, superar problemas graves com a marginalização na escola, acabando com possíveis pontos de entrada de drogas licitas e ilícitas, e principalmente trabalhando em parceria com o conselho tutelar e outras autoridades porque comportamentos fora do normal, inclusive o desrespeito com os professores. Onde a cada dia esta se tornando cada vez pior, e casa do saber que deveria ser a esperança de todos. Esta se transformando em uma verdadeira praça de guerra.

   Prova disso, além das diversas manifestações da mídia e projeto de lei 267, apresentado em fevereiro de 2011, de autoria da deputada Cida Borghetti - PP/PR, que visa acrescentar ao art. 53-A, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que "dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências", a fim de estabelecer deveres e responsabilidades à criança e ao adolescente estudante, que desrespeitar os seus professores.

   Será que chegamos a ponto de apelar às leis para resolver nossas premissas? Não sei, sinceridade a resposta dessa pergunta, o que realmente me assusta é esse problema, tomou dimensões muito maiores a algum tempo, com professores sendo agredidos verbalmente e fisicamente pelos nossos próprios alunos.

   Isso é uma vergonha, se as autoridades querem nos ajudar, que mal a nisso, tomara que de certo, afinal a própria problemática em questão, nos mostra que a solução, é conjunta, envolvendo os personagens típicos da escola, as comunidades e a sociedade com um todo. Por isso nós do blog Simples Mestres, não só apoiamos como também ajudamos a divulgar este projeto de lei tão importante no nosso Brasil contemporâneo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário