sábado, 22 de setembro de 2012

Por uma escola mais justa e democrática com a ajuda da PL267/11


  

    No início, quando se falava em ensino, a palavra mestre era disciplina, os alunos deveriam só aprender, e não participar do processo ensino aprendizagem. No passar do tempo, com a evolução das comunidades e da sociedade. Foram surgindo movimentos sociais e filosóficos, que terminam por influenciar as práticas pedagógicas e mudar tanto a educação, quanto o ensino, tornando mais participa e demográfica a relação professor-aluno e agora recentemente surgi novas tendências, com o objetivo de humanizar e profissionalizar a sala de aula de forma mais dinâmica e envolvente.
   
    Mas para cumprir estes objetivos deve-se melhorar a qualidade do ensino e, sobretudo, superar problemas graves com a marginalização na escola, acabando com possíveis pontos de entrada de drogas licitas e ilícitas, e principalmente trabalhando em parceria com o conselho tutelar e outras autoridades porque comportamentos fora do normal, inclusive o desrespeito com os professores. Onde a cada dia esta se tornando cada vez pior, e casa do saber que deveria ser a esperança de todos. Esta se transformando em uma verdadeira praça de guerra.

   Prova disso, além das diversas manifestações da mídia e projeto de lei 267, apresentado em fevereiro de 2011, de autoria da deputada Cida Borghetti - PP/PR, que visa acrescentar ao art. 53-A, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que "dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências", a fim de estabelecer deveres e responsabilidades à criança e ao adolescente estudante, que desrespeitar os seus professores.

   Será que chegamos a ponto de apelar às leis para resolver nossas premissas? Não sei, sinceridade a resposta dessa pergunta, o que realmente me assusta é esse problema, tomou dimensões muito maiores a algum tempo, com professores sendo agredidos verbalmente e fisicamente pelos nossos próprios alunos.

   Isso é uma vergonha, se as autoridades querem nos ajudar, que mal a nisso, tomara que de certo, afinal a própria problemática em questão, nos mostra que a solução, é conjunta, envolvendo os personagens típicos da escola, as comunidades e a sociedade com um todo. Por isso nós do blog Simples Mestres, não só apoiamos como também ajudamos a divulgar este projeto de lei tão importante no nosso Brasil contemporâneo.





domingo, 16 de setembro de 2012

Professor ensina, Família educa...

Pra mudar o mundo é precisar ensinar com clareza ajudando a fortalecer a edução e principalmente o elo dos pais com os filhos...


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Latas recicladas para brincar de Angry Birds



   
  No site oartesanato.com, me deparei com uma dica de artesanato que me deu uma idea para fazer com os meus alunos.  Que tal ter uma forma de recreação diferente nas aulas de Educação Física, e ao mesmo tempo, ter uma aula de Educação artística dinâmica, divertida.      
   A proposta é reunir as duas disciplinas em uma, promovendo qualidade de vida, reciclagem, interação  social e atividade física.
  Com certeza você já ouviu falar do jogo Angry Birds, e possivelmente seja um dos seus preferidos da nova era, mas o que não sabia é que com apenas algumas latas e uma bola pode trazer toda a diversão para a sua casa.  Estas latas recicladas para brincar de Angry Birds é uma opção bem bacana. Você pode aproveitá-la para curtir.

Materiais:
Latas;
Tinta acrílica verde;
Tinta acrílica branca;
Tinta acrílica preta;
Tinta acrílica vermelha;
Tinta acrílica amarela;
Pincel;
Bola.

Passo a passo:
   Cada uma das latas será um porquinho, e a bola será o pássaro que você irá atirar para “matar” os porquinhos. Por isso você precisa pintar as latas como porquinhos e, se desejar, pode fazer também um rosto de pássaro na bola.
   Para pintar as latas como porquinhos, comece passando uma camada de verde mais forte por toda a superfície da lata deixando secar completamente. Se for preciso, passe mais uma camada de tinta e deixe secar.
   Para fazer o nariz com um verde mais claro, coloque num pires um pouco do verde que você usou antes junto com um pouco de tinta branca e deste jeito ela irá ficar mais clara. Use-a para pintar a bolinha do nariz e deixe secar. Dos lados, faça os olhos com tinta branca.        
  Quando tudo tiver secado, use a tinta preta para fazer os olhos, a boca e a sobrancelha.   
  Faça também as marquinhas do nariz e deixe secar. No momento em que todas as latas estiverem pintadas e secas, coloque-as numa pirâmide e, desde longe, atire a bola para ver quantos porquinhos você pode matar! É simples e divertido, e você pode fazer uma competição.


Artesanato:  Extraído da publicação de Juh no site oartesanato.com