terça-feira, 31 de julho de 2012

III Jornada de Educação Inclusiva


Este evento faz parte do plano de formação continuada da secretaria de educação da minha cidade, eu gostei da palestra "O que fazer com o aluno que não aprende? Contribuições da neurociência?" da palestrante Lucilia Panisset Travassos, principalmente da parte que enfatiza as qualidades do professor, conhecimentos, tato pedagógico e responsabilidade, como fatores indispensáveis para a aprendizagem dos alunos. Onde as metodologias empregadas na sala de aula, devem valorizar o trabalho em equipe, a administração de tempo, a empatia, a comunicação e clareza e a valorização e crença nas boas relações humanas. Por fim aprendizagem significa estudo e prática, onde a aprendizagem só acontece, se o professor desaprender ou se renovar. Foi prazer compartilhar com vocês...

domingo, 29 de julho de 2012

Como fazer uma pipa em 10 minutos

Passeando pelo site oartesanato.com, me deparei com uma dica de artesanato que me deu uma idea para fazer com os alunos. Que tal fazer uma competição de pipas na sua turma, as regras são simples, um lugar aberto sem fios elétricos de alta tensão e sem usar cerol, por fim pode ser um ótimo complemento para as aulas de ciências, matemática, estudos sociais e de educação física, eles vão vibrar, divertir e aprender ao mesmo tempo. Não é difícil, é bem simples e prático. Se não tem habilidades nessa área pode unir com outras turmas e trabalhar em parceria com outras professoras, ou mesmo contar com ajuda, se você trabalha na rede pública de ensino, dos eventuais e colocar a mão na massa.

Não perca esta chance de fazer uma pipa em 10 minutos e com um custo bem baixo.
Materiais:
  • 1 cartolina;
  • 2 galhos de árvore;
  • Fita adesiva;
  • Corda;
  • Tesoura.


Passo-a-passo:

O primeiro é cortar a cartolina em forma romboide. Esta é a forma típica das pipas. Você pode ver as fotos logo no final do artigo. Depois coloque os seus galhos para medi-los.

Corte ambos galhos nas medidas correspondentes e coloque-os sobre a pipa. Segure-os com bastante fita adesiva pelas suas pontas.

Agora você terá que segurar a pipa com corda, o primeiro é cortar 2 porções de corda que sejam um pouco mais compridas do que os galhos, e colar seus extremos sobre os galhos, amarrando-as no meio. Você pode ver como elas estão numa das fotos da galeria de imagens.

Faça a rabiola cortando uns 6 ou 7 pedacinhos de cartolina e colando-os em 1mt de corda, deixando um espaço entre eles. Cole a rabiola na ponta inferior da pipa.

O toque final é amarrar a corda à pipa, para poder brincar com ela. Lembra que as cordas da pipa estavam amarradas no meio da pipa? Então, amarre ali a corda principal da pipa.

Um lembrete, para que a pipa possa voar bem alto, o importante é que a corda principal seja comprida; por isso, ela deve ter uns 10 a 20 metros.





Artesanato:  Extraído da publicação de Juh no site oartesanato.com

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Simples Mestres no Facebook


SIMPLES MESTRES



Simples Mestres, também está no Facebook, clique em "curtir" e você será informado, sobre as novas atualizações do blog em tempo real.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia dos Pais


Nossa primeira postagem no blog, não poderia deixar de ser sobre uma data muito importante para todos nós, o "Dia dos Pais". As férias escolares estão quase no fim e as professoras estão pensando em como trabalhar atividades pedagógicas com esse tema. Para ajudar vou dar algumas dicas: 







Uma ideia muito legal para homenagear o papai fazer um cartão muito bonito:



Essas são as dicas que temos pra compartilhar com vocês, esperamos que tenha gostado, um grande abraço  e não se esqueça "FELIZ DIA DOS PAIS"